SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Associação entre religiosidade e saúde mental em pacientes com HIV índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ARRUDA-COLLI, Marina Noronha Ferraz de; PERINA, Elisa Maria; MENDONCA, Regina Maria Holanda de  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Intervenção psicológica com familiares enlutados em oncologia pediátrica: revisão da literatura. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 20-35. ISSN 1516-3687.

Compreende-se luto como a vivência de pesar diante de alguma perda, que exige a reorganização dos papéis familiares e projetos de vida. A assistência aos familiares enlutados é essencial para a elaboração da perda do ente querido e prevenção de danos à saúde emocional. O objetivo desta revisão integrativa é analisar a produção científica sobre a atenção psicossocial especializada oferecida a familiares enlutados no cenário da oncologia pediátrica. Foram analisados 20 artigos publicados entre 2002 e 2013 e recuperados nas bases BVS, PsycINFO e SciELO, com os descritores: neoplasias, família, luto/pesar e consternação. Os resultados permitiram caracterizar o panorama do cuidado oferecido a familiares enlutados em diferentes contextos. Destacaram-se ações preventivas, serviços de transição e medidas de apoio após a perda. Neste artigo, consideram-se os potenciais riscos para o desenvolvimento dos irmãos enlutados e o possível comprometimento do relacionamento conjugal, e são propostas algumas reflexões visando à ampliação dos modelos de atenção psicossocial.

Palavras-chave : luto; família; câncer em crianças; oncologia pediátrica; morte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License