SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Intervención psicológica con familiares de luto en oncología pediátrica: revisión de literaturaProyectos futuros de adolescentes privados de libertad: implicaciones para el proceso socio-educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

SILVA, Sally Knevitz da; PASSOS, Susane Müller Klug  y  SOUZA, Luciano Dias de Mattos. Associação entre religiosidade e saúde mental em pacientes com HIV. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 36-51. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre religiosidade e indicativos de ansiedade e depressão em pacientes com HIV, em serviço do Sul do Brasil. Trata-se de estudo transversal com amostra de conveniência composta de 617 pessoas que vivem com HIV, as quais responderam à entrevista estruturada que continha itens sobre religião e a hospital anxiety and depression scale. A prevalência de indicativos de depressão e ansiedade foi de 34,4% e 47%, respectivamente. Ter religião foi professado por 76,3% dos entrevistados, enquanto 54,4% praticaram sua religião no último mês e 50,6% tinham religiosidade. Ter religião esteve associado com idade, abuso/dependência de álcool e indicativo de depressão. Prática religiosa esteve associada com idade, lipodistrofia e indicativo de ansiedade. Religiosidade esteve associada com idade, lipodistrofia, abuso/dependência de tabaco e indicativo de ansiedade. Infere-se que a religiosidade seja benéfica para a saúde mental, especialmente em pacientes com sintomatologia ansiosa.

Palabras clave : ansiedade; depressão; saúde mental; HIV; religião.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License