SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Intervenção psicológica com familiares enlutados em oncologia pediátrica: revisão da literaturaProjetos futuros de adolescentes privados de liberdade: implicações para o processo socioeducativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Sally Knevitz da; PASSOS, Susane Müller Klug  e  SOUZA, Luciano Dias de Mattos. Associação entre religiosidade e saúde mental em pacientes com HIV. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 36-51. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre religiosidade e indicativos de ansiedade e depressão em pacientes com HIV, em serviço do Sul do Brasil. Trata-se de estudo transversal com amostra de conveniência composta de 617 pessoas que vivem com HIV, as quais responderam à entrevista estruturada que continha itens sobre religião e a hospital anxiety and depression scale. A prevalência de indicativos de depressão e ansiedade foi de 34,4% e 47%, respectivamente. Ter religião foi professado por 76,3% dos entrevistados, enquanto 54,4% praticaram sua religião no último mês e 50,6% tinham religiosidade. Ter religião esteve associado com idade, abuso/dependência de álcool e indicativo de depressão. Prática religiosa esteve associada com idade, lipodistrofia e indicativo de ansiedade. Religiosidade esteve associada com idade, lipodistrofia, abuso/dependência de tabaco e indicativo de ansiedade. Infere-se que a religiosidade seja benéfica para a saúde mental, especialmente em pacientes com sintomatologia ansiosa.

Palavras-chave : ansiedade; depressão; saúde mental; HIV; religião.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License