SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Future projects of adolescents deprived of freedom: implications for the socio-educative processConceptual differences between response and initiative of joint attention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SANTOS, Manoel Antônio dos et al. Produção científica sobre Acompanhamento Terapêutico (AT) na pós-graduação brasileira: revisão da literatura. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 64-77. ISSN 1516-3687.

O Acompanhamento Terapêutico (AT) é um procedimento que tem recebido atenção crescente no cenário da saúde mental. Este estudo teve como objetivo apresentar uma revisão da produção científica nacional sobre AT, tomando como referência as teses e dissertações concluídas em nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil, entre 2000 e 2011. As referências foram localizadas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), selecionadas criteriosamente e, por fim, avaliadas em um conjunto de dimensões. Em linhas gerais, os resultados obtidos apontam repetições no corpus em termos das estratégias metodológicas, referenciais teóricos e delineamentos metodológicos. Nesse sentido, o presente estudo evidencia lacunas na literatura e contribui para a definição de uma agenda de pesquisa sobre o assunto.

Keywords : companhamento terapêutico; reabilitação psicossocial; saúde; saúde mental; psicologia da saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License