SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Produção científica sobre Acompanhamento Terapêutico (AT) na pós-graduação brasileira: revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ZANON, Regina Basso; BACKES, Bárbara  e  BOSA, Cleonice Alves. Diferenças conceituais entre resposta e iniciativa de atenção compartilhada. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 78-90. ISSN 1516-3687.

Há evidências substanciais de comprometimento na habilidade de atenção compartilhada (AC) em crianças com autismo, o qual é um dos principais preditores desse transtorno do desenvolvimento. Entretanto, geralmente se compreende a AC de forma molecular, desconsiderando a diferenciação entre os seus componentes, isto é, os comportamentos de resposta (RAC) e de iniciativa (IAC). No presente estudo, a ontogênese da habilidade de AC e as diferenças na RAC e IAC são discutidas com base no desenvolvimento da compreensão da ação intencional e nos seus correlatos neuropsicológicos. Conclui-se que a diferenciação entre RAC e IAC é importante, uma vez que há evidências da última como o preditor mais robusto do autismo, trazendo implicações teóricas, metodológicas e práticas relevantes.

Palavras-chave : atenção compartilhada; iniciativa; resposta; autismo; intencionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License