SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Funcionamento adaptativo: panorama nacional e avaliação com o adaptive behavior assessment system índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

REPPOLD, Caroline Tozzi et al. Contribuições da psicometria para os estudos em neuropsicologia cognitiva. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 94-106. ISSN 1516-3687.

A psicometria e a neuropsicologia cognitiva, embora com tradições independentes, apresentam diversos aspectos que podem ser utilizados de maneira interdisciplinar para a construção do conhecimento em psicologia. O presente texto: 1. discute como essas duas disciplinas podem interagir, 2. apresenta as contribuições da psicometria para os estudos em neuropsicologia cognitiva e 3. destaca os avanços ocorridos na neuropsicologia cognitiva ao fazer uso da psicometria. Discute-se também que os modelos de testagem da neuropsicologia estiveram, em grande parte, embasados em estudos de validade convergente e de critério. Contudo, tendências atuais da psicometria apontam a fragilidade desses modelos, bem como indicam a necessidade de estudos referentes à estrutura dos escores, processamento de resposta, validade consequencial e, principalmente, estudos que avaliem e comparem os modelos teóricos e seus construtos postulados. Uma relação recíproca entre psicometria e neuropsicologia cognitiva é importante para o avanço substancial nessas duas áreas e na psicologia geral.

Palavras-chave : psicometria; neuropsicologia cognitiva; avaliação psicológica; validade; testes neuropsicológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License