SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Contribuciones psicométricas a los estudios de la neuropsicología cognitivaFiabilidad de los índices factoriales Wais-III adaptada para la población brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MECCA, Tatiana Pontrelli et al. Funcionamento adaptativo: panorama nacional e avaliação com o adaptive behavior assessment system. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 107-122. ISSN 1516-3687.

Funcionamento adaptativo se refere a habilidades conceituais, sociais e práticas que permitem adaptação ao ambiente. Este estudo objetivou uma revisão da literatura a partir do SciELO e realização de novas análises estruturais com o Abas-II, um dos principais instrumentos de avaliação do construto. Os resultados mostraram que estudos nacionais são recentes, mas crescentes nos últimos anos, com concentração na área multidisciplinar. Dos 46 artigos levantados, identificaram-se 13 instrumentos utilizados, porém há carência de estudos que investiguem suas qualidades psicométricas, apontando a avaliação como importante problemática na área. Foram realizadas análises estruturais alternativas às indicadas no manual, considerando as matrizes de correlação apresentadas neste estudo. Os resultados evidenciam melhor adequação dos dados a um modelo bifatorial, composto por um fator geral e fatores específicos, quando comparado aos modelos de único fator e três fatores. A relevância do tema contrasta com a incipiência dos estudos e a carência de instrumentos no contexto nacional.

Palabras clave : funcionalidade; comportamento adaptativo; psicometria; avaliação psicológica; revisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License