SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Fiabilidad de los índices factoriales Wais-III adaptada para la población brasileñaLas habilidades cognitivas a lo largo del desarrollo: contribuciones a lo estudio de la atención concentrada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

DIAS, Natália Martins et al. Investigação da estrutura e composição das funções executivas: análise de modelos teóricos. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 140-152. ISSN 1516-3687.

Apesar de relativo consenso acerca da existência de três funções executivas (FE) básicas, inibição, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, há menor conhecimento sobre sua organização e contribuição à solução de tarefas. O estudo testou diferentes modelos teóricos acerca da estrutura e composição das FE. Utilizou-se a matriz de correlação de Miyake et al. (2000) que avaliou universitários em 15 tarefas de FE. O modelo 1 demonstra um fator geral e componentes específicos. No modelo 2, componentes básicos agrupam-se sob um componente geral FE, e, no modelo 3, os componentes memória de trabalho e inibição são hierarquicamente mais básicos do que a flexibilidade. O modelo 2 apresentou melhor ajuste aos dados. Uma quarta variá vel latente foi relevante e contribuiu para duas tarefas. Sustenta-se um modelo hierárquico, isto é, um fator FE geral e componentes específicos. A comparação de modelos é uma estratégia relevante para a compreensão destes em neuropsicologia.

Palabras clave : cognição; avaliação psicológica; neuropsicologia; variável latente; psicometria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License