SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Investigation of structure and composition of executive functions: analysis of theoretical modelsAssessment of reading strategies in typical and dyslexic readers: a neuropsychological approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

CARREIRO, Luiz Renato Rodrigues et al. Habilidades cognitivas ao longo do desenvolvimento: contribuições para o estudo da atenção concentrada. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 153-170. ISSN 1516-3687.

A atenção é um construto multidimensional com variações ao longo do desenvolvimento. No Brasil, há carência de instrumentos com características psicométricas adequadas para avaliar tais diferenças. Este trabalho analisou contribuições de diferentes estudos que utilizaram testes de atenção por cancelamento (TAC e AC) para avaliação do desenvolvimento da atenção em uma amostra normativa de crianças (n = 722) e sua comparação em amostra clínica com TDAH (n = 46). Foi realizada uma Anova para avaliar o efeito de idade no TAC, demonstrando diferença significativa para número de acertos e erros. No teste AC, realizou-se uma Anova dos dados de 78 crianças que também apontou aumento significativo de acertos em função da idade. O mesmo padrão ocorreu na comparação com 46 crianças com desatenção e hiperatividade. Os resultados mostram melhor desempenho atencional com a progressão da idade, além da possibilidade de uso desses instrumentos para caracterização de grupos com e sem indicadores compatíveis com TDAH.

Keywords : atenção; avaliação; desenvolvimento; habilidades cognitivas; psicometria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License