SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Las habilidades cognitivas a lo largo del desarrollo: contribuciones a lo estudio de la atención concentradaPerfil cognitivo de los alumnos con dificultades de aprendizaje en lectura y matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

DIAS, Natália Martins et al. Avaliação das estratégias de leitura em leitores típicos e disléxicos: abordagem neuropsicológica. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 171-184. ISSN 1516-3687.

O estudo investigou o uso e o comprometimento específico das estratégias de leitura em estudantes normoléxicos e disléxicos. No estudo 1, participaram 141 estudantes da 5ª à 8ª série (de 10 a 14 anos), avaliados no teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras (TCLPP). No estudo 2, participaram 15 estudantes com dislexia (de 10 a 13 anos), também cursando da 5ª à 8ª série, avaliados na versão computadorizada do TCLPP. No estudo 1, verificou-se efeito significativo do tipo de item do TCLPP, da série (5ª com desempenho inferior às 7ª e 8ª séries) e de interação item-série sobre o desempenho, sugerindo que as três estratégias de leitura estão consolidadas a partir da 6ª série. No estudo 2, houve efeito significativo do tipo de item, sugerindo prejuízos específicos nas estratégias alfabética e ortográfica nos indivíduos disléxicos. A identificação de processos específicos subjacentes aos desempenhos é característica da avaliação neuropsicológica cognitiva.

Palabras clave : cognição; avaliação; linguagem; transtorno de aprendizagem; leitura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License