SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Assessment of reading strategies in typical and dyslexic readers: a neuropsychological approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

CORSO, Luciana Vellinho  and  DORNELES, Beatriz Vargas. Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 185-198. ISSN 1516-3687.

A coocorrência entre as dificuldades na leitura e na matemática é frequente, indicando que as habilidades cognitivas comuns subjacentes a tais dificuldades possam estar deficitárias. A pesquisa aqui descrita analisa as habilidades cognitivas que estão na base das aprendizagens da leitura e da matemática, contribuindo para a prática pedagógica nessas áreas. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo em que foram identificadas funções cognitivas de 79 alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental, divididos em quatro grupos: com dificuldades na leitura, na matemática, nas duas áreas e sem dificuldades. Obtivemos o perfil cognitivo dos grupos com tarefas de processamento fonológico, senso numérico, memória de trabalho e estratégias de contagem e recuperação da memória. Cada grupo apresentou um perfil cognitivo único, indicando necessidades educacionais diversas. Os resultados alertam para a importância da estimulação do processamento fonológico e do senso numérico, habilidades ainda pouco conhecidas pela escola brasileira.

Keywords : dificuldades de aprendizagem; leitura; matemática; habilidades cognitivas; perfil cognitivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License