SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Family support to elderly with commitment of functionality: a family perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

COSTA, Roberta Seles da  and  SOARES, Maria Rita Zoéga. Terapia de Aceitação e Compromisso: o sofrimento psicológico em um caso clínico. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp. 19-27. ISSN 1516-3687.

Uma das condições relacionada à verbalização de sofrimento no contexto clínico se refere ao modo como as pessoas lidam com seus sentimentos, pensamentos e lembranças, na tentativa de controlá-los e evitá-los quando associados a eventos dolorosos. A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é uma modalidade terapêutica que propõe uma visão contextual de eventos privados, não focando o controle ou a modificação deles. O objetivo do presente trabalho consistiu em apresentar um estudo de caso em que foram utilizados procedimentos da ACT como estratégias para lidar com o sofrimento psicológico. A intervenção pautada nas metas da ACT propôs a compreensão dos eventos privados como condições naturais, o que possibilitou maior aceitação e exposição da cliente às contingências. Tal condição se baseou na definição de valores e objetivos relevantes para sua vida. Espera-se que o estudo contribua para o desenvolvimento de estratégias para o atendimento clínico com enfoque na verbalização de sofrimento.

Keywords : Terapia de Aceitação e Compromisso; eventos privados; sofrimento; análise do comportamento; caso clínico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License