SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Acceptance and Commitment Therapy: the psychological suffering in a clinical caseSocial representations of family in the context of institutional shelter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

REIS, Luciana Araújo dos  and  TRAD, Leny Alves Bonfim. Suporte familiar ao idoso com comprometimento da funcionalidade: a perspectiva da família. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp. 28-41. ISSN 1516-3687.

Este estudo tem por objetivo caracterizar o suporte familiar ao idoso com comprometimento da capacidade funcional, segundo estratos socioeconômicos, na perspectiva do cuidador. O estudo foi realizado em quatro unidades de saúde, em Jequié-BA. Os dados foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada e aplicação de questionário às famílias. Por meio da análise de conteúdo, emergiram as seguintes categorias: significado do comprometimento da capacidade funcional; relação familiar antes do comprometimento da capacidade funcional; relação familiar depois do comprometimento da capacidade funcional; percepção da família sobre as orientações da equipe de saúde; percepções e sentimentos de ser cuidador do idoso; avaliação sobre os limites e as potencialidades do suporte familiar; percepções sobre rede de suporte social. Entre os resultados encontrados, destacamos a constatação de falta de conhecimentos específicos e preparação das famílias para o cuidado prestado ao idoso dependente, e fragilidade de uma rede de suporte social e de saúde à família e ao idoso.

Keywords : idoso; comprometimento funcional; família; atividades cotidianas; suporte familiar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License