SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Suporte familiar ao idoso com comprometimento da funcionalidade: a perspectiva da famíliaPadrões de consumo de álcool e drogas em jovens torcedores de futebol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BELFORT, Pollyanna Brandão; BARROS, Sibelle Maria Martins de; GOUVEIA, Maria Lígia de Aquino  e  SANTOS, Maria de Fátima de Sousa. Representações sociais de família no contexto do acolhimento institucional. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp. 42-51. ISSN 1516-3687.

O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de profissionais que integram a rede de apoio e assistência a crianças e adolescentes em acolhimento institucional sobre família. Participaram da pesquisa cinco sujeitos membros de uma equipe multiprofissional. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da proposta da análise de conteúdo temático-categorial que permitiu a construção de três categorias: concepções de família, práticas profissionais e papel do Estado na assistência às famílias. As análises revelaram a existência de duas representações de família: uma caracterizada por conflitos e responsabilizada pelos problemas das crianças e dos adolescentes, e outra considerada ideal e harmônica. Tais representações são referência para ações dos profissionais que procuram orientar as famílias baseados na ideia de reestruturação familiar, conciliação e harmonização, negligenciando as determinações sócio-históricas e as consequências da desigualdade social na análise e intervenção com os grupos familiares.

Palavras-chave : representações sociais; família; crianças; adolescentes; acolhimento institucional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License