SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Family impact in different stages of child leukemiaChild-caregiver-pediatrician communication: an observational study at different levels of care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

VALASEK, Cláudia Aparecida; BOGGIO, Paulo Sérgio; ALBUQUERQUE, Pedro  and  CORDEIRO, Quirino. Falsa memória e autismo: qual é a extensão dos déficits semânticos?. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp. 79-88. ISSN 1516-3687.

Este artigo constitui-se em um estudo de revisão teórica baseado em artigos que abordam o estudo da falsa memória em população com desenvolvimento típico e autismo. Nas últimas décadas, o interesse pela investigação da falsa memória tem se ampliado. No entanto, são observados poucos estudos que investigam os componentes eletrofisiológicos subjacentes envolvidos no reconhecimento verdadeiro e falso, principalmente no que diz respeito a pacientes com autismo. O presente artigo tem como objetivo apresentar os estudos que investigam falsa memória e o processamento semântico em pessoas com desenvolvimento típico por meio do uso da eletroencefalografia, além de apresentar a restrita literatura acerca do tema em pacientes com autismo. Muito se discute sobre déficits semânticos no autismo, mas há ainda poucos estudos nessa área e com resultados contraditórios. Por fim, novas direções para o desenvolvimento e aprimoramento de novos estudos são apresentadas.

Keywords : falsa memória; paradigma DRM; autismo; eletroencefalografia; potencial evocado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License