SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Falsa memória e autismo: qual é a extensão dos déficits semânticos?Tradução para o português do Brasil e adaptação cultural do Sensory Profile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CRISTO, Lilian Meire de Oliveira de  e  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Comunicação criança-acompanhante-pediatra: estudo observacional em diferentes níveis de assistência. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp. 89-103. ISSN 1516-3687.

A comunicação em contextos pediátricos apresenta muitos desafios, pois a presença de uma tríade (paciente-acompanhante-pediatra) exige competências específicas em cada etapa da consulta. Essa pesquisa visou analisar e comparar as comunicações de tríades entre os níveis de assistência primária (centro de saúde) e terciária (hospital). Doze tríades foram observadas, sendo os comportamentos registrados em protocolos específicos e gravações (áudio e vídeo). Desenvolveram-se dois subsistemas de análise interacional. Constatou-se que, no primeiro subsistema (finalidade dos conteúdos comunicacionais), os comportamentos de incentivo à participação, incentivo à interação e comunicar informações foram mais observados no centro de saúde. No segundo subsistema (recursos da comunicação), os comportamentos facilitadores e perturbadores também foram mais emitidos na assistência primária. Conclui-se que, no centro de saúde, prevaleceu uma consulta centrada no paciente, com maior incentivo à sua participação, e, no hospital, a consulta centrou-se preponderantemente no acompanhante ou no médico.

Palavras-chave : interação na tríade; comunicação criança-acompanhante-pediatra; saúde da criança; comunicação em saúde; pesquisa observacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License