SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Tradução para o português do Brasil e adaptação cultural do Sensory ProfileValidade de construto da Escala de Amor Apaixonado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARVALHO, Ariane Cristina Ramello de; VELLOSO, Renata de Lima  e  SCHWARTZMAN, José Salomão. Coerência local em crianças de 10 a 13 anos. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp. 121-132. ISSN 1516-3687.

A coerência local é caracterizada pela produção de inferências entre uma sentença e outra a partir da leitura de um texto. Aplicou-se o Local Coherence Inference Test, traduzido para a língua portuguesa, em 40 crianças normais do ensino fundamental, de 10 a 13 anos, com o objetivo de avaliar o desempenho delas. Consideraram-se o número de acertos e o tempo gasto na realização do teste, e avaliaram-se os seguintes aspectos: quociente intelectual (QI), idade e nível escolar. Os resultados mostraram que a escolaridade e a idade se correlacionam significativamente com o maior número de acertos e a velocidade de execução do teste. O nível intelectual se correlacionou significativamente com o número de acertos, porém não houve correlação significativa entre QI e velocidade na execução do teste. Este estudo contribui para o entendimento do processo de coerência local e sugere pesquisas posteriores nessa área, como a elaboração de um instrumento que avalie mais processos específicos envolvidos na compreensão textual.

Palavras-chave : Local Coherence Inference Test; coerência local; inferência; leitura; compreensão textual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License