SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Coerência local em crianças de 10 a 13 anosRevisão da dimensão agressividade do inventário dimensional clínico da personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

HERNANDEZ, José Augusto Evangelho. Validade de construto da Escala de Amor Apaixonado. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp. 133-145. ISSN 1516-3687.

Na nossa cultura, o amor apaixonado é de grande importância, portanto a diminuição ou ausência desse sentimento poderá levar ao distanciamento entre os membros do casal de amantes e até ao término da relação amorosa. Esta investigação buscou evidências de validade de construto para a Escala de Amor Apaixonado. Foram examinadas as respostas de 578 participantes de ambos os sexos por meio de Análise Fatorial Exploratória. Os resultados revelaram que o instrumento adaptado para o idioma brasileiro possui um único fator, que explicou 64,2% da variância comum. Essa medida do amor apresentou excelente consistência interna e correlações de moderadas a fortes com a Escala Triangular do Amor-R e suas subescalas. Neste estudo, foram geradas algumas evidências de validade fatorial, validade convergente e fidedignidade para a versão brasileira da Escala de Amor Apaixonado.

Palavras-chave : psicologia do amor; amor apaixonado; relacionamentos íntimos; validade de construto; fidedignidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License