SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Validade de construto da Escala de Amor ApaixonadoBullying na escola: a compreensão do aluno no papel de testemunha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARVALHO, Lucas de Francisco; PIANOWSKI, Giselle  e  MIGUEL, Fabiano Koich. Revisão da dimensão agressividade do inventário dimensional clínico da personalidade. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp. 146-163. ISSN 1516-3687.

O presente estudo teve como objetivo a revisão da dimensão Agressividade do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP) em duas etapas: uma voltada para elaboração de novos itens e outra para a verificação das propriedades psicométricas em uma amostra de 230 sujeitos, sendo 176 mulheres, com idade variando entre 18 e 63 anos e escolaridade mínima de universitários (52,6%). Os sujeitos responderam ao IDCP, ao Inventário de Personalidade NEO Revisado (NEO-PI-R) e ao Personality Inventory for DSM-5 (PID-5). A primeira etapa resultou em uma versão de 47 itens, dos quais 20 eram novos. A segunda resultou em uma dimensão composta por 16 itens, em dois componentes interpretáveis, antagonismo e violência, com coeficientes de consistência interna de 0,89 para o total e 0,82 para os componentes. A análise da dimensão com o NEO-PI-R e o PID-5 revelou correlações coerentes e esperadas. Os dados demonstram a adequação da nova dimensão agressividade do IDCP.

Palavras-chave : avaliação psicológica; traços de personalidade; psicometria; transtornos da personalidade; DSM-5.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License