SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Bullying at school: a student’s understanding the role of witnessAn exploratory study of teachers’ conceptions and intervention strategies in the face of school bullying author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

VITAL, Andréa Aparecida Francisco; MICCAS, Camila; DUARTE, Cintia Perez  and  D'ANTINO, Maria Eloisa Famá. Avaliação de alunos com síndrome de Down: aspectos cognitivo-linguísticos, educacionais e funcionais. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp. 177-188. ISSN 1516-3687.

O objetivo desta pesquisa foi traçar o perfil de quatro alunos com síndrome de Down, matriculados em uma rede pública e regular de ensino, por meio de resultados obtidos em avaliação das potencialidades cognitivo-linguísticas dos alunos, da aquisição de conhecimentos e conteúdos acadêmicos e da funcionalidade destes. Os resultados das três avaliações foram analisados e possibilitaram traçar o perfil dos alunos, na faixa etária de 6 a 8 anos, matriculados no 1º e 2º anos do ensino fundamental. Como resultados da análise dos dados, tem-se que, independentemente da idade e ano frequentado, não foram observadas diferenças qualitativas nos resultados das avaliações. Conclui-se que a avaliação contínua, análise e seleção de recursos pedagógicos, assim como o planejamento das ações e as intervenções, devem ser uma constante em busca do aprimoramento do atendimento às necessidades educacionais do alunado com síndrome de Down.

Keywords : educação inclusiva; avaliação; síndrome de Down; cognição; funcionalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License