SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Cuidador e cuidado: o sujeito e suas relações no contexto da assistência domiciliarEspaço urbano, natureza e relações sociais: por uma sustentabilidade afetiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SARTOR, Mariana Salvadori; GON, Márcia Cristina Caserta  e  ZAZULA, Robson. Efeitos da atenção parental e da fuga sobre o comportamento de desobedecer em crianças com dermatite atópica. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 33-48. ISSN 1516-3687.

A análise funcional é um meio eficaz de identificar contingências mantenedoras de padrões de comportamento infantis considerados problema. No caso de crianças com dermatite atópica (DA), a desobediência para a realização de tratamento médico é uma queixa comum dos pais, sendo frequentemente considerada um comportamento problema. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito da atenção parental e da fuga sobre o comportamento de desobedecer em crianças com DA em situações de tratamento médico. O estudo analisou esse comportamento de quatro crianças com dermatite atópica entre três e sete anos de idade e suas mães por meio do delineamento experimental de caso único de multielementos. Os comportamentos dos participantes foram observados em três condições de avaliação: linha de base, atenção e fuga. A análise funcional das interações permitiu mostrar que cada uma das crianças apresentou diferentes comportamentos sob controle das mesmas contingências (atenção/fuga).

Palavras-chave : análise funcional; fuga; atenção; desobediência; tratamento médico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License