SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Efeitos da atenção parental e da fuga sobre o comportamento de desobedecer em crianças com dermatite atópicaHomossexualidade masculina: comportamento, orientação e identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MANSANO, Sonia Regina Vargas. Espaço urbano, natureza e relações sociais: por uma sustentabilidade afetiva. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 49-59. ISSN 1516-3687.

A questão da sustentabilidade vem sendo debatida em diversos âmbitos sociais como os governos, as organizações públicas e privadas, as universidades, e, em larga medida, o debate ganha espaço nas conversas presentes no cotidiano do cidadão comum. É perceptível que no último século a preocupação com a natureza atravessou as fronteiras de países e ganhou relevância global, sendo amplamente debatida em conferências internacionais. Na presente pesquisa teórica, buscou‑se analisar as interfaces entre a natureza e as relações sociais vividas no espaço urbano. Para isso, buscou‑se elaborar conceitualmente a noção de “sustentabilidade afetiva”, mostrando que a preocupação com a natureza envolve, necessariamente, as relações afetivas que construímos em relação ao meio ambiente, mas também em relação às pessoas, ao conhecimento e aos modos de vida. Como resultado, pode‑se dizer que as cidades encontram‑se diante de um grande desafio: atentar para as maneiras de viver que nelas são atualizadas.

Palavras-chave : sustentabilidade; afeto; espaço urbano; natureza; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License