SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Urban space, nature and social relations: for an affective sustainabilityPolitical praxis in MST: contributions from Vigotski and Gramsci author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SALGUEIRO, José Estevam. Homossexualidade masculina: comportamento, orientação e identidade. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 60-74. ISSN 1516-3687.

A pesquisa aborda a homossexualidade masculina a partir dos aspectos comportamento, orientação e identidade, mostrando que a presença desses componentes não ocorre de forma conjunta e concomitante, obrigatoriamente, tendo em vista manifestações da homossexualidade masculina. Dessa forma, este trabalho procura demonstrar ser possível encontrar situações humanas em que pelo menos um dos parceiros não possua orientação homossexual; bem como situações em que os atores envolvidos não se reconhecem como homossexuais e situação em que a presença de orientação homossexual não resulta em comportamento. Mesmo ausente algum desses três componentes, a ocorrência poderá ser considerada uma manifestação de homossexualidade. A pesquisa usa, como dados, narrativas de homens ocorridas em consultório de psicologia e os textos O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues, e O beijo da mulher‑aranha, de Manuel Puig. Esta pesquisa buscou uma maior compreensão desses fenômenos e também contribuir para a superação, por meio do entendimento, dos mecanismos do preconceito.

Keywords : preconceito; homossexualidade masculina; orientação sexual; comportamento; identidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License