SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Homossexualidade masculina: comportamento, orientação e identidadeEstrutura fatorial e propriedades psicométricas do Inventário da Tríade Cognitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ROSA, Leandro Amorim  e  SILVA, Ana Paula Soares da. Práxis política no MST: uma leitura a partir de Vigotski e Gramsci. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 75-86. ISSN 1516-3687.

O artigo1 objetiva contribuir com o campo de estudos da participação política desde uma perspectiva materialista dialética, mais especificamente, tendo como referência a psicologia vigotskiana e o pensamento gramsciano. As categorias para o desenvolvimento da proposta são: práxis política, drama e catarse. O texto baseia‑se em uma pesquisa de mestrado realizada no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Ribeirão Preto (SP). Dialoga com a construção teórica o corpus empírico produzido a partir de entrevistas individuais semiestruturadas com quatro militantes do movimento. A análise do corpus aponta para o entendimento da práxis política como uma forma específica de participação política, um processo complexo que articula diferentes esferas sociais e subjetivas. O envolvimento com o movimento social é interpretado como um processo de catarse, no qual ocorre uma reorganização do drama subjetivo dos sujeitos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e volitivos.

Palavras-chave : participação política; Vigotski; Gramsci; catarse; MST.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License