SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Praxis política en el MST: contribuciones de Vigotski y GramsciEvidencias de validad de la Escala de Enriquecimiento Trabajo Familia en muestras brasileñas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

TEODORO, Maycoln Leôni Martins; OHNO, Priscilla Moreira  y  FROESELER, Mariana Verdolin Guilherme. Estrutura fatorial e propriedades psicométricas do Inventário da Tríade Cognitiva. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 87-99. ISSN 1516-3687.

O conceito de tríade cognitiva negativa refere‑se à visão disfuncional que o indivíduo possui dele mesmo (self), dos outros e do futuro. O objetivo deste estudo1 foi investigar a estrutura fatorial e propriedades psicométricas do Inventário da Tríade Cognitiva (ITC). Dos 404 participantes com idade entre 17 e 50 anos (média = 25,14; DP = 8,53 anos), 280 eram mulheres (69,3%). Foram realizadas análises fatoriais confirmatórias utilizando como referência os quatro modelos encontrados na literatura. A partir da comparação dos índices de ajustamento, a solução de seis fatores mostrou‑se a mais apropriada, sendo essa formada pela tríade cognitiva negativa original, associada às visões positivas do self, dos outros e do futuro. Foram encontrados índices aceitáveis de consistência interna (0,61< α >0,75), além de correlações significativas entre fatores do ITC e o sexo e a idade dos participantes. Os resultados apontam para a adequação das propriedades psicométricas do ITC nessa amostra.

Palabras clave : terapia cognitiva; escalas; crença cognitiva; propriedades psicométricas; avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License