SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Factoriales estructura y propiedades psicométricas de Inventario Tríade CognitivaEvaluación de la lectura en Brasil: revisión de la literatura en lo recorte 2009-2013 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

GABARDO-MARTINS, Larissa Maria David; FERREIRA, Maria Cristina  y  VALENTINI, Felipe. Evidências de validade da Escala de Enriquecimento Trabalho­Família em amostras brasileiras. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 100-112. ISSN 1516-3687.

O enriquecimento trabalho‑família diz respeito aos modos pelos quais as experiências provenientes de um domínio (trabalho ou família) interferem positivamente no outro. O objetivo da pesquisa é adaptar e buscar evidências de validade da Escala de Enriquecimento Trabalho‑Família no contexto brasileiro. Participaram do estudo 416 trabalhadores de ambos os sexos, com idades variando de 20 a 66 anos, que responderam à versão inicial da escala, contendo 18 itens. As análises fatoriais confirmatórias evidenciaram que a versão final da escala compôs‑se de dez itens, distribuídos igualmente em dois fatores, com índices adequados de consistência interna. O enriquecimento apresentou correlações fortes e positivas com a satisfação com a vida e com o trabalho, e moderadas e negativas com o conflito trabalho‑família. Concluiu‑se que a escala é um instrumento com evidências de validade adequadas, o que possibilita seu uso em situações futuras de pesquisa da interface trabalho‑família.

Palabras clave : psicologia positiva; interface trabalho‑família; conflito trabalho­família; enriquecimento trabalho‑família; adaptação de escala.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License