SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Evidencias de validad de la Escala de Enriquecimiento Trabajo Familia en muestras brasileñasIlusión de la mano de goma inducida por estímulos controlados por los equipos electrónicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

DIAS, Natália Martins et al. Avaliação da leitura no Brasil: revisão da literatura no recorte 2009­2013. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 113-128. ISSN 1516-3687.

O domínio da leitura é relevante para a participação do indivíduo na sociedade. Estudos têm identificado os componentes da leitura competente, entre eles, reconhecimento de palavras, compreensão e fluência, aspectos que devem ser considerados na avaliação da leitura. Este estudo realizou uma revisão da literatura no recorte 2009‑2013 com o objetivo de levantar instrumentos de avaliação da leitura nas produções nacionais. Utilizaram‑se as bases BVS‑Psi, Pepsic e SciELO. Aplicados os critérios de elegibilidade, foram selecionados 86 artigos, concentrados em periódicos de psicopedagogia/educação, fonoaudiologia e psicologia. A maioria das investigações utilizou amostras de desenvolvimento típico, com predomínio de estudos com crianças. Foram identificados 52 instrumentos de avaliação, dos quais somente 12 encontram‑se publicados. Houve predomínio de testes que mensuram reconhecimento de palavras e apropriados para avaliação infantil. Algumas lacunas identificadas referem‑se à avaliação de adolescentes e adultos, bem como de outros componentes da leitura competente.

Palabras clave : linguagem escrita; avaliação; aprendizagem; educação; interdisciplinar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License