SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Evidências de validade da Escala de Enriquecimento Trabalho­Família em amostras brasileirasIlusão da mão de borracha induzida por estímulos controlados por equipamento eletrônico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

DIAS, Natália Martins et al. Avaliação da leitura no Brasil: revisão da literatura no recorte 2009­2013. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 113-128. ISSN 1516-3687.

O domínio da leitura é relevante para a participação do indivíduo na sociedade. Estudos têm identificado os componentes da leitura competente, entre eles, reconhecimento de palavras, compreensão e fluência, aspectos que devem ser considerados na avaliação da leitura. Este estudo realizou uma revisão da literatura no recorte 2009‑2013 com o objetivo de levantar instrumentos de avaliação da leitura nas produções nacionais. Utilizaram‑se as bases BVS‑Psi, Pepsic e SciELO. Aplicados os critérios de elegibilidade, foram selecionados 86 artigos, concentrados em periódicos de psicopedagogia/educação, fonoaudiologia e psicologia. A maioria das investigações utilizou amostras de desenvolvimento típico, com predomínio de estudos com crianças. Foram identificados 52 instrumentos de avaliação, dos quais somente 12 encontram‑se publicados. Houve predomínio de testes que mensuram reconhecimento de palavras e apropriados para avaliação infantil. Algumas lacunas identificadas referem‑se à avaliação de adolescentes e adultos, bem como de outros componentes da leitura competente.

Palavras-chave : linguagem escrita; avaliação; aprendizagem; educação; interdisciplinar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License