SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Rubber hand illusion induced by electronic equipment­controlled stimuliReading and writing: an integrated cognitive model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SARTORO, Edimar Roberto de Lima  and  ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. Sentido pessoal atribuído à atividade de estudo no Ensino Fundamental. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 141-151. ISSN 1516-3687.

O objetivo do texto é discutir o sentido atribuído por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental à atividade de estudo. Os dados foram obtidos em pesquisa com adolescentes de classes populares, multirrepetentes em uma escola pública no interior de Rondônia, utilizando‑se de encontros de grupo focal. Fundamentando‑se na Psicologia Histórico‑cultural, considera‑se que a educação escolar é uma atividade intencional que tem como função básica a socialização das conquistas humanas com vistas ao desenvolvimento pleno dos indivíduos. Os resultados indicam que, para os estudantes ouvidos, a escola não representa um local de aprendizagem, sendo o processo educativo significado como vazio, cansativo e repetitivo, no qual a aprovação passa a ter um fim em si mesma, enquanto o sentido do processo escolar é produzido pelas amizades e pelos encontros entre pares.

Keywords : escolarização de adolescentes; psicologia histórico‑cultural; atividade de estudo; sentido pessoal; ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License