SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Ilusão da mão de borracha induzida por estímulos controlados por equipamento eletrônicoLeitura e escrita: um modelo cognitivo integrado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SARTORO, Edimar Roberto de Lima  e  ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. Sentido pessoal atribuído à atividade de estudo no Ensino Fundamental. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 141-151. ISSN 1516-3687.

O objetivo do texto é discutir o sentido atribuído por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental à atividade de estudo. Os dados foram obtidos em pesquisa com adolescentes de classes populares, multirrepetentes em uma escola pública no interior de Rondônia, utilizando‑se de encontros de grupo focal. Fundamentando‑se na Psicologia Histórico‑cultural, considera‑se que a educação escolar é uma atividade intencional que tem como função básica a socialização das conquistas humanas com vistas ao desenvolvimento pleno dos indivíduos. Os resultados indicam que, para os estudantes ouvidos, a escola não representa um local de aprendizagem, sendo o processo educativo significado como vazio, cansativo e repetitivo, no qual a aprovação passa a ter um fim em si mesma, enquanto o sentido do processo escolar é produzido pelas amizades e pelos encontros entre pares.

Palavras-chave : escolarização de adolescentes; psicologia histórico‑cultural; atividade de estudo; sentido pessoal; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License