SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Sentido personal asignado a la actividad de estudio en la PrimariaTranstorno del espectro del autismo: evaluación y comorbidades en escolares de Barueri, São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

FERNANDES, Débora Cecilio  y  MURAROLLI, Priscila Ligabó. Leitura e escrita: um modelo cognitivo integrado. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 152-165. ISSN 1516-3687.

O objetivo do presente artigo é apresentar o modelo teórico de aquisição de leitura e escrita de Berninger e colaboradores. Trata‑se de um sistema cognitivo que integra os processos específicos de leitura e escrita e processos cognitivos. Os processos específicos de escrita compreendem a geração de ideias, a representação dessas ideias em linguagem, a transcrição (integração da ação motora e do conhecimento ortográfico) para, finalmente, produzir um texto escrito. Os processos de leitura são o reconhecimento de palavras por meio da fonologia, morfologia e ortografia, o processamento sintático e gramatical para atingir a compreensão de leitura. A leitura e a escrita são apoiadas pela memória de trabalho e são mais eficientes quando as crianças fazem uso de processos executivos como o estabelecimento de objetivos, o planejamento, a monitoração e a autorregulação. São apresentadas vantagens da consideração desse modelo teórico nas pesquisas de leitura e escrita do ponto de vista cognitivo.

Palabras clave : leitura; escrita; processos cognitivos; funções executivas; aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License