SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Transtorno del espectro del autismo: evaluación y comorbidades en escolares de Barueri, São Paulo, BrasilAutismo: construcción del Protocolo de Evaluación del Comportamiento de los Niños – Protea-R índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. Indicadores socioemocionais do espectro do autismo em pessoas com síndrome de Williams. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 178-193. ISSN 1516-3687.

A síndrome de Williams (SW) é uma desordem genética causada pela deleção de múltiplos genes no cromossomo 7. Evidências clínicas alertam para indicadores de prejuízos socioemocionais compatíveis com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo do estudo foi identificar indicadores socioemocionais e comportamentais compatíveis com autismo em pessoas com SW. A amostra foi composta por 30 indivíduos com diagnóstico de SW e 22 com TEA. Os instrumentos de coleta de dados foram Inventário de Comportamentos Autísticos (Autism Behavior Checklist – ABC); e Questionário de Avaliação de Autismo (Autism Screening Questionnaire – ASQ), respondidos pelos respectivos cuidadores. Foi conduzida uma análise discriminante (modelo Step Wise) para diferenciação dos grupos a partir dos itens dos inventários ABC e ASQ. O grupo de pessoas com SW apresentou um número expressivo de sinais de alterações socioemocionais, comunicativas e de comportamento compatíveis com Autismo que predominaram na fase dos quatro a cinco anos de idade.

Palabras clave : síndrome de Williams; transtorno do espectro autista; rastreamento; competências socioemocionais; desenvolvimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License