SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Transtornos do espectro do autismo: avaliação e comorbidades em alunos de Barueri, São PauloAutismo: construção de um Protocolo de Avaliação do Comportamento da Criança – Protea-R índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. Indicadores socioemocionais do espectro do autismo em pessoas com síndrome de Williams. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 178-193. ISSN 1516-3687.

A síndrome de Williams (SW) é uma desordem genética causada pela deleção de múltiplos genes no cromossomo 7. Evidências clínicas alertam para indicadores de prejuízos socioemocionais compatíveis com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo do estudo foi identificar indicadores socioemocionais e comportamentais compatíveis com autismo em pessoas com SW. A amostra foi composta por 30 indivíduos com diagnóstico de SW e 22 com TEA. Os instrumentos de coleta de dados foram Inventário de Comportamentos Autísticos (Autism Behavior Checklist – ABC); e Questionário de Avaliação de Autismo (Autism Screening Questionnaire – ASQ), respondidos pelos respectivos cuidadores. Foi conduzida uma análise discriminante (modelo Step Wise) para diferenciação dos grupos a partir dos itens dos inventários ABC e ASQ. O grupo de pessoas com SW apresentou um número expressivo de sinais de alterações socioemocionais, comunicativas e de comportamento compatíveis com Autismo que predominaram na fase dos quatro a cinco anos de idade.

Palavras-chave : síndrome de Williams; transtorno do espectro autista; rastreamento; competências socioemocionais; desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License