SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Frida Kahlo: consideraciones sobre el trauma e la reinvención del cuerpoEl impacto de la personalidad multicultural en la tolerancia al diversidad en estudiantes de una universidad portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

LEMES, Lila Maria Spadoni; SIQUEIRA, Teresa Cristina Barbo; CASTRO, Gabriela de Souza  y  ABREU, Walquiria Vieira de. Empoderamento e sentimento de injustiça nos trabalhadores da atenção primária do SUS. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 46-56. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v18n2p46-56.

Neste artigo, aborda-se a injustiça como uma construção cognitiva e afetiva, que difere da justiça, não só por ser seu oposto, mas por possuir outra dimensão de significado. A abordagem estruturalista das representações sociais norteou o planejamento metodológico desta investigação. Procurou-se investigar a injustiça vivenciada pelos prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde, por ser um objeto de estudo socialmente relevante, que pode demonstrar o sofrimento destes trabalhadores e, além disso, evidenciar a estrutura da representação social neste grupo, com o objetivo de demonstrar que a forma como as pessoas lidam com a injustiça depende do poder que elas têm de intervir na realidade. Os resultados demonstram que a maneira como pessoas vivenciam a injustiça é modulada por suas pertenças sociais, sendo que os profissionais de nível superior se sentem muito mais empoderados que os de nível médio.

Palabras clave : empoderamento; sentimento de injustiça; representações sociais; aspectos afetivos; Sistema Único de Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License