SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Empowerment and sense of injustice in primary care workers of SUSAffects and personality: their relationships in college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

KOROL, Liliia  and  CABRAL, Gabriela Gonçalves Maria. O impacto da personalidade multicultural na tolerância à diversidade em alunos de uma universidade portuguesa. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 57-74. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v18n2p57-74.

O presente artigo examina a relação entre a personalidade multicultural e a tolerância à diversidade, junto de um grupo de 245 alunos universitários portugueses. As análises de correlação permitiram observar a relação entre as várias dimensões da personalidade multicultural (empatia cultural, abertura de espírito, iniciação social e flexibilidade) conforme definição do constructo e do instrumento de medida e a existência de uma forte associação entre a personalidade multicultural e a tolerância a membros de diferentes comunidades culturais. Simultaneamente, o fator 'abertura de espírito' revelou-se como um preditor positivo de tolerância em contextos interculturais. São ainda discutidas no estudo implicações práticas dos resultados encontrados.

Keywords : tolerância; personalidade multicultural; interculturalidade; diversidade; Portugal.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License