SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O impacto da personalidade multicultural na tolerância à diversidade em alunos de uma universidade portuguesaAnálise das relações entre ansiedade-estado e coesão de atletas de handebol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

NORONHA, Ana Paula Porto; LAMAS, Karen Cristina Alves  e  BARROS, Mariana Varandas de Camargo. Afetos e personalidade: suas relações em estudantes universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 75-88. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v18n2p75-88.

O presente estudo teve como objetivo investigar as associações das variáveis sexo, área profissional e personalidade com os afetos positivos e negativos, em estudantes universitários da região sudeste do Brasil. Participaram 120 alunos, com média de idade de 24,76 (DP = 5,517) anos, sendo 71,7% do sexo feminino. Eles responderam à Escala de afetos e à Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Análises de correlação mostraram associações diferentes entre os fatores dos instrumentos para o sexo masculino e para os estudantes da área de Engenharia em relação à amostra geral. Modelos de regressão apresentaram o sexo, juntamente com Neuroticismo e Socialização, como variáveis preditoras dos afetos negativos, enquanto os afetos positivos foram mais bem explicados pela área ocupacional, Extroversão, Neuroticismo e Realização. A importância de considerar outros aspectos, além da cultura, ao estudar bem-estar subjetivo e personalidade foi discutida.

Palavras-chave : avaliação psicológica; psicologia positiva; bem-estar subjetivo; traços de personalidade; estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License