SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Afetos e personalidade: suas relações em estudantes universitáriosSintomas depressivos e suporte familiar em idosos e adultos em hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do et al. Análise das relações entre ansiedade-estado e coesão de atletas de handebol. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 89-102. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v18n2p89-102.

Este estudo investigou a ansiedade-estado e a coesão em 62 atletas de handebol. Foram utilizados o Questionário de Ambiente de Grupo e o Inventário de Ansiedade-Estado Competitiva-2. As análises foram realizadas pela Anova de Medidas Repetidas, t de Student, coeficiente de correlação de Pearson e Regressão simples. Os resultados evidenciaram que enquanto a coesão (tarefa) aumentou durante a competição para os homens, a coesão (social/tarefa) das mulheres diminuiu. O nível de ansiedade somática das mulheres sofreu redução durante o torneio. A ansiedade somática impactou significativamente a integração para o grupo (social/tarefa) e a atração individual (social) das mulheres no jogo final. Já para os homens, a autoconfiança apresentou efeito inverso sobre a integração para o grupo (tarefa) e atração individual (social/tarefa) (p < 0,05). Concluiu-se que, em momentos decisivos, mulheres buscam na coesão uma fonte de controle dos efeitos fisiológicos da ansiedade e os homens utilizam a coesão para controlar a autoconfiança.

Palavras-chave : ansiedade; coesão; esporte; grupo; competição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License