SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Risk factors and social communicative development of pretermsSleep and behavior in children assisted in a psychology service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

LEITE, Emerson Ferreira da Costa  and  ASSIS, Fátima Regina Pires de. Ensinando comportamento criativo: uma revisão em três periódicos da análise do comportamento. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 142-158. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v18n2p142-158.

Desde Skinner, autores da Análise do Comportamento contribuíram para descrever e explicar o fazer criativo. Objetivando avaliar a produção sobre o tema, foi realizada revisão de uma amostra de 51 artigos extraída de 280 encontrados utilizando o termo de busca "creative" em três periódicos (The Behavior Analyst, Journal of the Experimental Analysis of Behavior e Journal of Applied Behavior Analysis), desde a primeira publicação dos mesmos, até o ano de 2015. Os resultados evidenciaram que diversos conceitos e procedimentos estão envolvidos ao referir-se ao comportamento criativo na perspectiva analítico-comportamental, não existindo uma linha de pesquisa unificada sobre o tema. A despeito disso, tecnologias para produzir respostas novas estão disponíveis, destacando-se o reforçamento direto de variabilidade. Foi avaliado se os resultados obtidos com esses procedimentos atendem ou não às exigências skinnerianas para considerarmos criativo um comportamento. O procedimento de validação social, utilizado nas pesquisas mais antigas da amostra, parece ser uma alternativa metodológica apropriada para essa investigação.

Keywords : criatividade; comportamento criativo; variabilidade; revisão de literatura; análise do comportamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License