SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Pedagogic class support in conception of teaching of regular class author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

RAMOS, Ellen Taline de  and  STELLA, Claudia. Significados da escolarização para alunos da educação de jovens e adultos. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 189-207. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v18n2p189-207.

Este artigo visa apresentar a investigação do processo de retorno à escolarização de adultos a partir de seus significados para os alunos de EJA, compreendendo os motivos pelos quais voltaram à escola e o significado desta na vida adulta. Os alunos expressam em suas falas a desvalorização que atribuíam à educação quando criança e como o abandono dos estudos os afetou, pessoal e profissionalmente. Hoje, valorizam a educação por ser essencial para o mercado de trabalho, e não necessariamente pelo seu aprimoramento pessoal; o mesmo mundo do trabalho que tira as crianças da escola, para cuidarem de sua subsistência, exige um retorno do adulto trabalhador aos bancos escolares, para que possa continuar na cadeia produtiva e "superar" sua atual situação socioeconômica. Nota-se, também, a herança histórica da produção do abandono escolar, na qual aqueles de classes mais pobres carregam estigmas de uma suposta lacuna cultural perpassada pela exclusão e pelo preconceito.

Keywords : educação de jovens e adultos; educação; história de vida; teoria crítica; fracasso escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License