SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Psychological screening: from listening to expectations to formulations of desireOn the relations between information, maturity, and reduction of the age of criminal responsibility in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SANTOS, Bárbara Aparecida Leal dos  and  PERES, Rodrigo Sanches. Aspectos subjetivos da dor física: mapeamento das primeiras contribuições metapsicológicas freudianas. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp. 30-40. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p30-40.

A dor física, sobretudo crônica, passou a afigurar como um tema de maior interesse para a Psicologia apenas a partir do reconhecimento da subjetividade inerente a tal fenômeno. O presente estudo objetiva discutir as primeiras contribuições metapsicológicas freudianas para a compreensão dos aspectos subjetivos da dor física. Em linhas gerais, Freud qualifica a dor física como uma pseudopulsão, situando-a no limite entre o somático e o psíquico. Ademais, a relaciona à melancolia e, como consequência, à privação de um objeto libidinalmente investido. Outrossim, preconiza a existência de uma ligação apenas indireta entre a dor - independentemente de sua natureza psíquica ou física - e o prazer no masoquismo e no sadismo. Portanto, ainda que não tenha atingido uma teorização completa sobre o assunto nos textos contemplados nesta oportunidade, o autor estabeleceu coordenadas conceituais que dialogam com seus desenvolvimentos posteriores e fornecem elementos proveitosos para a clínica psicanalítica.

Keywords : psicanálise; metapsicologia; Freud; dor; corpo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License