SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Triagem psicológica: da escuta das expectativas à formulação do desejoRedução da idade penal, tecnologias de informação e maturidade: questões à psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SANTOS, Bárbara Aparecida Leal dos  e  PERES, Rodrigo Sanches. Aspectos subjetivos da dor física: mapeamento das primeiras contribuições metapsicológicas freudianas. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp. 30-40. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p30-40.

A dor física, sobretudo crônica, passou a afigurar como um tema de maior interesse para a Psicologia apenas a partir do reconhecimento da subjetividade inerente a tal fenômeno. O presente estudo objetiva discutir as primeiras contribuições metapsicológicas freudianas para a compreensão dos aspectos subjetivos da dor física. Em linhas gerais, Freud qualifica a dor física como uma pseudopulsão, situando-a no limite entre o somático e o psíquico. Ademais, a relaciona à melancolia e, como consequência, à privação de um objeto libidinalmente investido. Outrossim, preconiza a existência de uma ligação apenas indireta entre a dor - independentemente de sua natureza psíquica ou física - e o prazer no masoquismo e no sadismo. Portanto, ainda que não tenha atingido uma teorização completa sobre o assunto nos textos contemplados nesta oportunidade, o autor estabeleceu coordenadas conceituais que dialogam com seus desenvolvimentos posteriores e fornecem elementos proveitosos para a clínica psicanalítica.

Palavras-chave : psicanálise; metapsicologia; Freud; dor; corpo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License