SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Redução da idade penal, tecnologias de informação e maturidade: questões à psicologiaQualidade de vida de familiares de pacientes com esquizofrenia: Escala S-CGQoL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FERRARI, Isa Maria de Souza Fernandes; PRIOLO FILHO, Sidnei Rinaldo  e  BRINO, Rachel de Faria. Questionário sobre violência intrafamiliar: confiabilidade de um instrumento sobre crenças. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp. 54-65. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p54-65.

O presente estudo visa analisar a confiabilidade do "Questionário sobre Crenças a Respeito da Violência Intrafamiliar". Participaram 41 estudantes de medicina e de enfermagem de uma universidade no interior de São Paulo e 39 profissionais autônomos. Testes de confiabilidade apresentaram alpha de Cronbach adequado (0,868), com resultados mais elevados retirando as questões com baixa correlação (0,894) indicando boa mensuração das crenças pelo instrumento. O teste Anova indicou que as respostas estavam relacionadas com a atividade do participante, com os estudantes classificando um maior número de afirmações de maneira adequada. Entendendo a importância de se compreender as crenças sobre violência intrafamiliar que permeiam as práticas dos profissionais da saúde, essa pesquisa investiga um instrumento para aplicação prática e clínica da avaliação de crenças em profissionais e estudantes da área da saúde.

Palavras-chave : violência doméstica; validade dos testes; questionários; estudantes; pessoal de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License