SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Questionário sobre violência intrafamiliar: confiabilidade de um instrumento sobre crençasRevisão sistemática sobre avaliação psicológica nas pesquisas em equoterapia: a systematic review índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BANDEIRA, Marina  e  GUIMARAES, Vitor Neves. Qualidade de vida de familiares de pacientes com esquizofrenia: Escala S-CGQoL. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp. 66-80. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p66-80.

O objetivo desta pesquisa foi fazer a adaptação transcultural para o Brasil da Schizophrenia Caregiver Quality of Life Questionnaire (S-CGQoL). A escala original possui 25 itens distribuídos em sete subescalas, cada item contendo seis alternativas de resposta. Procedimento: 1. Tradução, por dois tradutores independentes. 2. Retradução das duas versões por dois outros tradutores independentes. 3. Avaliação das versões por uma Comissão de Especialistas. 4. Estudo Piloto em amostra da população-alvo. Participaram vinte e quatro cuidadores de pacientes com diagnóstico de esquizofrenia, selecionados aleatoriamente de um serviço de saúde mental. Foram feitas reformulações no formato de aplicação e na redação dos itens, quando necessário, de forma a garantir a equivalência semântica com a escala original, sua adaptação ao contexto cultural brasileiro e a facilidade de compreensão pela população-alvo. Conclui-se que essa escala está adequada para avaliar a qualidade de vida de cuidadores de pacientes com esquizofrenia, após sua validação.

Palavras-chave : qualidade de vida; cuidadores familiares; esquizofrenia; escala; adaptação transcultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License