SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Quality of life of family members of patients with schizophrenia: s-CGQoL scalePreterm birth effect on cognitive functions in children: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

ZAMO, Renata de Souza  and  TRENTINI, Clarissa Marceli. Revisão sistemática sobre avaliação psicológica nas pesquisas em equoterapia: a systematic review. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp. 81-97. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p81-97.

O presente artigo teve como objetivo investigar as pesquisas empíricas em equoterapia publicadas entre 2004 e 2014. Buscamos verificar características das amostras, construtos psicológicos avaliados, instrumentos de avaliação utilizados e resultados psicológicos atribuídos ao tratamento de equoterapia. Foram analisados 20 estudos empíricos, e a grande maioria deles foi realizado com crianças e adolescentes, seis estudos foram realizados com pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. As técnicas de mensuração utilizadas foram técnicas de entrevistas, observação do comportamento, questionários, escalas de qualidade de vida, de funcionalidade e para grupos específicos. Os resultados mais evidentes da equoterapia no âmbito psicológico envolveram a diminuição da ansiedade e os ganhos em relacionamento social. Os ganhos em aspectos cognitivos não ficaram claros. Comparando os estudos brasileiros e internacionais, a necessidade de sistematização da busca por medidas mais fidedignas ocorre em ambos, porém no Brasil parece não haver uma cultura de psicologia baseada em evidências na equoterapia.

Keywords : psicologia; equoterapia; revisão sistemática; avaliação psicológica; terapia assistida por cavalos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License