SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Efeitos do nascimento pré-termo nas funções cognitivas de crianças: revisão sistemáticaSocialização em creche: um estudo sobre comportamento e brincadeiras de crianças pequenas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

AZEVEDO, Thamires Bezerra Vasconcelos de; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; HEUMANN, Sabine  e  TORRES, Raphaela Fonseca. Assistência dos cuidadores nas atividades de autocuidado de crianças em acolhimento institucional. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp. 115-126. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p115-126.

Este estudo teve como objetivo analisar, do ponto de vista ecológico, os níveis de assistência prestados pelos cuidadores às crianças nas atividades de autocuidado, em uma instituição de acolhimento. Os dados foram obtidos em observação da interação entre 10 cuidadores e crianças de 3 a 6 anos durante as atividades de alimentação, vestuário e higiene. Após, os episódios foram classificados de acordo com os critérios inspirados na Parte II do Pediatric Evaluation of Disability Inventory. Os 57 episódios de atividades analisadas demonstraram a presença de condutas que sugerem níveis elevados de assistência à criança por parte do educador nas atividades de higiene e vestuário. As atividades de alimentação foram as que revelaram menor nível de assistência. Os resultados sugerem que os níveis observados estão relacionados com as características institucionais, além do grau de dificuldade das atividades, o que pode ser interpretado como facilitador ou não do processo de desenvolvimento.

Palavras-chave : atividades cotidianas; acolhimento institucional; cuidadores; desenvolvimento; autocuidado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License