SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Socialization in day care center: a study on children behavior and playConversation circles: a statement by the educational psychology in the school of medicine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

BENITEZ, Priscila  and  DOMENICONI, Camila. Consultoria colaborativa: estratégias para o ensino de leitura e escrita. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp. 141-155. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p141-155.

A consultoria colaborativa, a partir do trabalho do psicólogo escolar, pode auxiliar os professores na programação do ensino de habilidades básicas de leitura e escrita para estudantes com deficiência intelectual (DI) e transtorno do espectro autista (TEA). O objetivo geral desse estudo foi avaliar a eficácia de uma consultoria colaborativa oferecida pelo psicólogo escolar em duas situações educacionais: uma aplicada pelo professor da sala de aula (PSA) comum com todos os estudantes (Experimento 1) e, a outra, aplicada pelo professor de educação especial (PEE), de modo individualizado (Experimento 2). Após as intervenções, os desempenhos médios de leitura e escrita para a intervenção aplicada pelo professor de sala foram 86% e 83% de acertos e na intervenção pelo professor de educação especial 78% e 65%. A atuação do psicólogo na estruturação das intervenções e no acompanhamento detalhado dos desempenhos demonstrou uma possibilidade de trabalho como consultor colaborativo.

Keywords : consultoria colaborativa; escrita; inclusão escolar; leitura; professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License