SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Consultoria colaborativa: estratégias para o ensino de leitura e escritaPerfil de estudantes encaminhados para apoio pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BRANCO, Patricia Ingrisani  e  PAN, Miriam Aparecida Graciano de Souza. Rodas de conversa: uma intervenção da psicologia educacional no curso de medicina. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp. 156-167. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p156-167.

A formação médica pode ser atravessada por grande carga emocional e sofrimento, os quais na maioria das vezes não são compartilhados em decorrência das exigências presentes no ambiente acadêmico. Nesse contexto, a psicologia educacional é solicitada a desenvolver estratégias que contribuam para melhorar a qualidade da permanência do acadêmico de medicina. Este artigo avalia uma prática psicológica, desenvolvida junto a um grupo de oito estudantes de medicina, por meio de Rodas de Conversa, baseadas nos conceitos de dialogismo e exotopia, pressupostos bakhtinianos. A avaliação, realizada pelos próprios participantes, apontou que as Rodas contribuíram para a mudança dos sentidos atribuídos às exigências do grupo e à maneira de respondê-las; deslocou o eixo de análise da esfera individual para a institucional, diminuindo a tensão e a autocobrança; favoreceu a desculpabilização, além de promover o engajamento dos estudantes pelo desenvolvimento de ações coletivas.

Palavras-chave : psicologia educacional; medicina; sofrimento; engajamento de estudantes; rodas de conversa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License