SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A escuta de pais nas entrevistas preliminares com crianças: algumas questões iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ANDRADE, Marcela Lança de; MISHIMA-GOMES, Fernanda Kimie Tavares  e  BARBIERI, Valéria. Recriando a vida: o luto das mães e a experiência materna. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.1, pp. 21-32. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p33-43.

A perda de um filho rompe com o equilíbrio familiar. Para retomar a vida após a perda, as mães precisam expressar seus sentimentos e agir de forma espontânea. Neste estudo, foi investigada a experiência materna de mulheres que perderam seus filhos ainda crianças. Foram utilizados uma entrevista semiestruturada e o Procedimento de Desenhos de Famílias com Estórias (DF-E). A análise dos dados foi feita de acordo com o método da livre inspeção do material clínico-qualitativo. As mães demonstraram dificuldades na expressão de seus sentimentos, o que agravou a vivência da perda e a elaboração do luto, tornando difícil o exercício da maternagem com os filhos sobreviventes. O apoio do ambiente mostrou-se essencial para que as mães possam elaborar os sentimentos derivados do luto e assim, acreditar na sua capacidade de agir de forma espontânea para auxiliar e cuidar dos seus filhos, ressignificando a vida após a perda.

Palavras-chave : luto; família; psicanálise; maternidade; crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License