SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Recreating life: the loss of a child and motherly experienceVoluntary teaching in retirement: a transition between work and non-work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

FERRARI, Andrea Gabriela; GURSKI, Rose  and  SILVA, Milena da Rosa. A escuta de pais nas entrevistas preliminares com crianças: algumas questões iniciais. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.1, pp. 44-54. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p44-54.

Este escrito discute os efeitos da escuta de pais nas Entrevistas Preliminares da criança para o início do tratamento. Foram analisadas as entrevistas realizadas com uma mãe que pede atendimento psicológico para seu filho por queixa de hiperatividade. Parte-se do pressuposto de que, algumas vezes, o sintoma apresentado pela criança revela aspectos mal elaborados do processo de recalcamento da história infantil dos pais. Pensamos que o trabalho com quem demanda atendimento para a criança permite recompor o que de seu infantil ficou fraturado, e, a partir de uma operação de elaboração permitida pela rememoração, este possibilita que os pais autorizem a criança a demandar tratamento em nome próprio. Consideramos as Entrevistas Preliminares realizadas com os pais um dispositivo potente que permite o reposicionamento das funções parentais frente à demanda de atendimento para o filho.

Keywords : entrevistas preliminares; psicanálise com crianças; início do tratamento; sintoma na criança; escuta a pais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License