SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A escuta de pais nas entrevistas preliminares com crianças: algumas questões iniciaisAs representações sociais dos discentes e egressos sobre a terapia ocupacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

KRAWULSKI, Edite; BOEHS, Samantha de Toledo Martins; CRUZ, Karla de Oliveira  e  MEDINA, Paloma Fraga. Docência voluntária na aposentadoria: transição entre o trabalho e o não trabalho. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.1, pp. 55-66. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p67-78.

A atividade docente em instituições públicas federais possui particularidades que repercutem no momento da aposentadoria desses profissionais, levando muitos a permanecerem exercendo suas atividades de forma voluntária ao se aposentarem. O presente estudo foi desenvolvido com oito professores aposentados que permanecem em atividade profissional via adesão ao trabalho voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Evidenciou-se que a escolha por essa permanência se vincula ao significado atribuído ao trabalho docente e que tanto fatores de ordem pessoal quanto externos aos sujeitos influenciam tal decisão. Os resultados encontrados indicaram que a continuidade do exercício profissional docente se configura como forma de manutenção do modo habitual de viver e principalmente como uma transição em direção à desvinculação total das atividades desenvolvidas. Embora aposentados, os docentes exercem a docência voluntária como estratégia de bridge employment em direção ao desligamento definitivo do trabalho e da instituição.

Palavras-chave : aposentadoria; trabalho; docência; significado; voluntariado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License